sábado, 25 de junho de 2016

As Vantagens de Ser Invisível

Por: Ingrid Moreira




“A gente aceita o amor que acha que merece”


Como todos os livros que viram filme sempre tem o seu momento “modinha” e como sempre, não tive o menor interesse em ler, porém graças a um insistente amigo falar sobre, decidi arriscar na história que ao meu ver parecia ser apenas mais uma narrativa de um adolescente que descobre que pode ser “vida loka” no ensino médio.

“Eu me sinto infinito” foram as quatro palavras que me fizeram pensar ao final do livro. Em as vantagens de ser invisível o leitor é apresentado à Charlie um estudante de 15 anos que acabou de entrar no ensino médio. Um menino introvertido que tem seus questionamentos sobre a vida, que tenta conviver com os traumas de sua infância, e que não é bem compreendido por sua família.

No desenrolar da história encontramos Sam e Patrick que trás uma visão de mundo “novo” a vida de Charlie, encontramos um professor que todo leitor desejaria ter... e começamos a observar como pessoas, lugares e coisas podem nos transformar em um novo ser. Esse livro aborda um tema que só é revelado de modo muito sutil no final, que faz o leitor pensar como um mesmo problema pode afetar de diferentes modos cada pessoa. Todos nós podemos escolher em cometer os mesmos erros que os outros, ou aprender com eles e seguir em um rumo diferente.

Esse livro mostra a lealdade, a construção de amizade, a inocência e o crescimento de um jovem, e como as pessoas que estão ao seu redor podem contribuir ou até modificar sua personalidade. Ao ler cada capítulo (que aliais são feitos em cartas, como ser Charlie estivesse enviando à uma terceira pessoa) o leitor se apaixona e ri em determinados trechos, ao pensar que em algum momento ele também foi um pouco assim.



Tem uma cena que sinceramente amei e quase chorei, não vou comentar pois acabarei dando spoiler, mas foi o momento em que o personagem principal estava tendo a desconstrução do seu “eu”, trazendo a tona todos os conflitos e temáticas que não foram explicitas ao longo do livro, demostrando como uma situação pode mudar tudo em sua vida e como ter pessoas ao seu lado pode te mostrar que apesar de tudo você pode sim sobreviver ao caos que te rodeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário