domingo, 11 de setembro de 2016

Percy Jackson e os OIimpianos

Por Ingrid Moreira



"Olhe, eu não queria ser meio sangue. Se você está lendo isto porque acha que é um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contaram sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal."

Monstros, deuses gregos, profecias, um acampamento que funciona o ano todo, animais peculiares e jovens com diversas personalidades.... Isso resume a saga de Percy Jackson.

Devo confessar que é minha série favorita desde que comprei o primeiro livro na bienal de 2011. Como muitos fãs, eu conheci a história pelo filme e quando fui pegar o livro pensei: EM QUE MUNDO EU ESTAVA ANTES DISSO?? Sério, o livro sem dúvida é muito melhor...

A série é contada em primeira pessoa por um adolescente de 12 anos que descobre ser um semideus, e que tem que provar sua inocência ao ser acusado de ter roubado o raio mestre de Zeus (primeiro livro).

Imagina, você acabou de descobrir que um de seus progenitores é um deus grego e o senhor do olimpo o está acusando de roubar a arma mais poderosa dos céus!! Sem contar que todos os monstros querem te matar e alguns deuses o preferem ver morto... Acho que teria ficado louca hahahah.

Com deuses gregos no século XXI, Rick Riordan constrói uma narrativa cheia de aventuras, com histórias mitológicas, batalhas épicas, tudo isso somado a personagens com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e dislexia.

E por falar nisso, você já ouviu a aquela frase: “Toda loira é burra”? Caso sim, Annabeth Chase irá lhe provar o contrário. Filha de Atena, deusa da sabedoria, segue desde o primeiro livro ao lado de Percy e Grover Underwood, um sátiro que adora a natureza e comer latinhas, mostrando como sobreviver e manter esses dois vivos com seu cérebro e as coisas que consegue arrumar pelo caminho.

Juntos, os três vão enfrentar várias missões, que por inúmeras vezes quase os levam a morte.

A série de Riordan é cercada de personagens encantadores e divertidos, com uma história rica de seres mitológicos.  Percy te leva ao mundo antigo e faz você corroer as unhas e correr para o próximo livro para ver o que aconteceu a ele e ao acampamento meio-sangue.

Com nossos heróis, tentamos desvendar uma antiga profecia que rodeia todo o acampamento e a vida dos deuses.... Será Percy o semideus de quem fala à profecia, que pode mudar o mundo que eles conhecem?

 O legal dessa obra é que o escritor te incentiva a procurar mais sobre mitologia e entender mais desse mundo antigo, fazendo você entrar de cabeça na história. Mostrando o crescimento do personagem e seu amadurecimento em cada livro. Você fica extasiado de tantas explosões de ideias antigas misturadas ao mundo atual. Sem contar nos títulos de cada capítulo, uma frase um tanto curiosa que te prende à história e faz você querer saber o que acontece a seguir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário