Páginas

sábado, 8 de abril de 2017

Pequenas grandes mentiras

Por: Camila Santos




A dose certa entre mistério e vida cotidiana é o que Liane Moriarty nos entrega maravilhosamente em Pequenas grandes mentiras.

Narrado por três personagens principais - Madeline, Celeste e Jane - o que devo confessar, me deixou meio confusa no começo. Entretanto, foi assim que consegui compreender melhor alguns acontecimentos da história.

Logo no começo do livro temos uma morte misteriosa, onde ninguém sabe exatamente o que aconteceu. A dúvida paira no ar com as hipóteses de assassinato ou acidente  e o porque de certas coisas chegarem a tal ponto. E é nesse momento, que a escritora nos leva de volta no tempo, há meses antes da tragédia pra que nós fossemos juntamente com os personagens até aquele momento.

Vamos falar de nossas protagonistas: Madeline, Celeste e Jane

Madeline é uma mulher  forte e decidida. Casada com Nathan, ela tem três filhos, e apesar de todo e seu bom humor, ela parece não estar indo muito bem no que se refere ao fato de sua filha Abigail – nascida do primeiro casamento que teve com Ed –, decidir ir morar com o pai e sua nova esposa e meia irmã.

Celeste tem uma personalidade que podemos chamar de paciente, chegando a ser completamente passiva nas situações em que se encontra. Ela é casada, e tem dois filhos gêmeos, são considerados a famosa "família perfeita".

Jane é das três a mais "fechada" com relação a seu passado e ao pai de seu filho. Ela é a nova moradora da cidade, e logo faz amizade com Celeste e Madeline e entre elas começam a ser compartilhados seus maiores segredos.
Quando o filho de Jane é acusado de fazer bullying com uma outra criança da escola, começa todo o alvoroço para que se tome uma providência, mas como na vida real, nem sempre as coisas são o que parecem ser...

É nesse quadro que Liane Moriarty nos presenteia com um livro cheio de boas histórias, intriga, drama, fofoca, e nos coloca na vida dessas personagens para no final descobrir o grande mistério, depois de quase devorarmos os cotocos dos dedos de curiosidade. Eu adorei a forma leve e divertida que ela usou pra falar de assuntos MUITO sérios e que não podem ser deixados de lado como bullying, assédio moral, violência doméstica, hipocrisia social, etc..

Além de tudo pra nossa alegria, a HBO lançou em 17 de fevereiro uma série baseada nesse livro maravilhoso, onde nada mais nada menos que Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley interpretam as protagonistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário