Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2017

Pérola na areia : A história de Raabe.

Por: Débora Farias



O romance Pérolas na Areia, nos conta a história de Raabe, a prostituta Cananeia que ajuda dois espiões hebreus a sobreviverem em Jericó. O relato bíblico diz que Raabe, não só os ajudou como passou a crer no Deus de Israel. Ela se tornou umas das grandes mulheres da bíblia, tendo seu nome escrito nas Escrituras Sagradas, além de ser uma das responsáveis pela linhagem do rei Davi.

Antes de iniciar essa resenha, preciso explicar que esse livro não é apenas uma transcrição da bíblia, principalmente pelo fato de que na bíblia a história de Raabe é bem pequena, mas isso não diminui a importância que ela teve no decorrer da história.

O romance de Tessa Asfhar nos transporta há um tempo bem antes de Cristo. Uma época em que a cidade de Jericó, era um completo e verdadeiro caos. A situação da cidade era tal que as mulheres da época eram vendidas como mercadorias a prostibulos, com o intuito de sustentarem suas famílias vendendo seus corpos em templos. E com nossa heroína não foi diferente, ela foi aliciada por seu pai para ser uma meretriz, porém a beleza de Raabe era tal que ela podia selecionar quem se deitaria com ela. E naquela época meu povo, isso era tipo a salvação da lavoura sabe? Só o top do top chegava perto dela.

Mas no decorrer da leitura é possível perceber que por mais bela que fosse e por mais “posses” que tivesse, ela se sentia vazia e só. A vida de Raabe só começa a se transformar no momento em que ela sabe da existência de dois hebreus no meio dos cananeus, e é ali que ela decide ajuda-los em troca de proteção e redenção de sua família. O que ela não esperava era que Salmon – um dos espiões e líder de Judá – despertaria nela sentimentos que há muito acreditava estarem mortos.

O interessante é que no decorrer do livro temos uma Raabe se descobrindo para uma nova vida, uma nova fé e o principal se abrindo para amar. E encontramos Salmon um homem temente a Deus, líder de uma das principais tribos de Israel que está em constante conflito, a quem ele deve ouvir... seu coração ou as regras? Afinal Raabe já era uma mulher sem honra e ainda era estrangeira.


“A sua vida parece ter sido difícil; você carregou muitos fardos. Você acha que eu te rejeitaria enquanto Deus te aceita? Se ele enterrou seu passado, eu também o farei”

Pegaram né? Mas já aviso que não será tão fácil quanto pode parecer, esses dois vão passar por muitos perrengues antes de serem felizes. Mas essa é a graça dos livros né? Eles nos enlouquecem e nos matam de tanto amor.

Uma história onde você presencia o preconceito, a desvalorização da mulher, a ousadia num tempo onde uma traição poderia levar alguém a morte, a luta por uma vida melhor, e muitas outros temas que enriquecem essa história. Com um final lindo, conhecido para uns e surpreendente para outros, irá encanta-los do início ao fim da narrativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário