quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Clássicos De Quinta: O Mistério Do Coelho Pensante








“Antes de começar, quero que vocês saibam que meu nome é Clarice. E vocês, como se chamam? Digam baixinho o nome de vocês e meu coração vai ouvir”. 


Mais uma vez quero apresentar a todos uma obra de Clarice Lispector, autora que tenho paixão em ler por me surpreender com suas ideologias, filosofias e toda sua maneira de escrever, que faz com que eu sinta que estou sendo abduzido  para um novo mundo.



O mistério do coelho pensante é a primeira obra infantil escrita por Clarice Lispector, que ao ser questionada por seu filho Paulo sobre o por que só escrevia para adultos resolve escrever essa historia para seus dois filhos.


"Só há dois modos de descobrir que a Terra é redonda: ou estudando em livros, ou sendo feliz." 



Joãozinho é um coelho branquinho, fofinho e gordo. Ele vivia numa boa entre as grades de sua gaiola, porém as vezes esqueciam de sua comida, até que um dia o coelhinho balançando seu narizinho bem forte "cheirou" uma ideia: Sair das grades e ir atrás de sua comida. Quando pôde experimentar o gosto da liberdade ele passou a fugir mesmo tendo comida em sua gaiola. Joãozinho descobriu que a Terra era redonda, que as nuvens se mexiam e formavam coelhões no céu e que há coisas que são boas de se cheirar, mas não de se comer. Tornou-se um coelho pensante e muito inteligente.



Ao ler essa obra realmente senti que foi escrito por uma mãe. A ideia do coelhinho lindo e bem cuidado que mesmo em seu conforto não se senti conformado e vai atrás de conhecer coisas novas, nos mostra exatamente como as crianças são quando estão crescendo e conhecendo o mundo aos seus próprios olhos, curiosas e destemidas. Porém ao mesmo tempo vejo uma forma quase pedagógica de falar sobre os conhecimentos do mundo aos filhos, conciliando entretenimento e ensinamento.



Como foi dito pela própria autora : "O livro foi feito para quem gosta de coelhos". E qual é a mãe que não ama seu coelhinho fofo?

Está é uma excelente ideia a quem busca iniciar um filho ou seja qual for a criança em uma boa leitura. Leiam e releiam para as crianças,  e quem sabe elas não te ajudarão a entender como um coelho branquinho e gordo foge de grades tão pequenas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário