segunda-feira, 19 de março de 2018

O Poder do Fogo






Na resenha de hoje eu queria trazer uma leitura da minha adolescência, então resolvi escolher o livro de um autor nacional que me convenceu a dar uma chance à história dele em uma bienal aí da vida – e ainda bem por isso hahahaha. 

Kiara Ancessus é uma adolescente de 14 anos que está ansiosa com a chegada do grande teste (um emaranhado de provas teóricas e práticas, que determinavam o futuro profissional), pois ela não possui interesse nem aptidão nas profissões tradicionais da vila onde mora e se desejasse estudar outra coisa, teria que viajar, sendo que não possui condições pra isso. 

Mas, a oportunidade de conhecer um pouco do passado de sua mãe e tentar encontrar algo que realmente lhe dê prazer, surge com a chegada de um forasteiro em sua porta pedindo uma informação: Onde morava a famosa elementar Elemiah Mirone?


“ - Kiara, você me disse que faz coisas que detesta na sua escola – a garota concordou com a cabeça.- E sua mãe foi uma elementar... – a moça concordou novamente. – Kiara... Você já pensou em se tornar uma elementar?”

O que era para ser só uma ajuda a chegar à casa da misteriosa senhora, acabou fazendo com que ela fosse convidada a ser uma aprendiza de Elementar, já que velha não dava “aulas particulares” – obrigando o garoto a convencer a nova amiga. Mas, uma vida de elementar não será fácil e ela descobrirá que o maior inimigo poderá ser ela mesma!

Com ação, mitologia, humor, alguns segredos e um toque (bem sutil) de romance, nos aventuramos nesse continente fictício chamado Myruna, e se torna impossível não se lembrar da série de Avatar (o desenho, tá, gente? hahaha), quando vemos o uso dos elementos da natureza através de báculos nas mãos dos personagens. 

Posso dizer que é um ótimo livro para adolescentes, pois vai tratar de dúvidas que muitos passam referente ao rumo de sua vida adulta. Através de Kiara vemos a incerteza, medo e insegurança de uma jovem que fica dividida entre seguir a vontade da família, ou tentar tomar suas próprias decisões. Como sua própria mestra fala, ela segue a corrente... E não consegue saber o que realmente quer ser durante o livro. 

Com Lucius Veniaga, vemos um rapaz ávido por conhecimento (nerd hahaha), atrapalhado e que até brigou com sua família para seguir o sonho de se tornar um elementar. O contraste entre os dois personagens é algo muito interessante de se avaliar. 

Neste livro não encontraremos um vilão especifico, já que na trama o autor Khêder Henrique vai colocando alguns inimigos no caminho dos jovens que irá fazê-los testar seus conhecimentos adquiridos como elementares e até mesmo fazê-los entender todas as incertezas que mostram durante a leitura.

Em teoria, era para ter um segundo livro (que estou esperando até hoje!! hahaha), mas não deixa de ser uma ótima leitura e até uma boa indicação para quem nunca pegou num livro antes! 


“Às vezes, pensamos saber o que queremos… Nutrimos desejos sobre algo que nunca conseguiremos obter. Mesmo assim, sonhamos, porque é isso que nos faz seguir adiante.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário